Integra

Amigos:

          Quem, com a aproximação do final do ano, não faz suas reflexões, realizando um “balanço” das coisas boas e daquelas não tão boas que ocorreram no decorrer dos últimos 12 meses? Não só faço isso como também tenho o hábito de escrever minhas “resoluções de final de ano”! Mas esse é um assunto que espero escrever na primeira semana do ano novo…

          No último texto dizia que em pleno dezembro, iria falar sobre como foi meu mês de outubro, dentro dos temas que tenho abordado neste espaço. Afirmava ainda que como maio é o “Mês das Noivas”, outubro poderíamos chamar de  “Mês dos Congressos” no Brasil.

          “Fiz as contas” e nesse mês participei de seis eventos distintos!

          Começando pelo XI Congresso Brasileiro de Qualidade de Vida (03-05/10), promovido pela Associação Brasileira de Qualidade de Vida (www.abqv.org.br), em parceria com várias organizações, abordou o tema “Desenvolvimento com pessoas em primeiro lugar”. Nesse evento prevalece a presença de participantes com perfil ligado à saúde e que atuam, principalmente no setor privado. Portanto o foco está, prioritariamente, na saúde das pessoas dentro do ambiente de trabalho. Acompanho esse evento desde sua primeira edição e posso afirmar que nós, profissionais de educação física e também aqueles que atuam no campo do lazer, cada vez mais tem conquistado seu espaço profissional nesse ambiente devido a combinação perversa da crescente obesidade com o sedentarismo (lógico que poderíamos aqui avançar, conceitualmente, nos dilemas do “’ócio” no ambiente do “negócio”… Escrevi um capítulo sobre esse assunto no livro “Profissionais saudáveis, empresas produtivas” (Elsevier/Campus), coordenado pelo Dr. Alberto Ogata, Presidente da ABQV e lançado no início deste mês. Falarei sobre esse livro em outra oportunidade.

          Nessa mesma semana, dentro do 34º. Simpósio Internacional de Ciências do Esporte, organizado pelo CELAFISCS, participei na Reunião da Rede Agita Mundo que explorou o tema “Como implementar uma agenda global para a promoção de Atividade Física”. Participo do “Agita” desde sua criação em 1996, quando o governo federal estava pronto para lançar um programa nacional e “falhou”. Com a “determinação oriental” que lhe é característica, Dr. Victor Matsudo liderou esse movimento em São Paulo e até hoje é referência nacional e internacional. Nesse evento me chamou muita a atenção a palestra da presidente executiva do programa canadense “ParticipACTION”, Kelly Morumets, que trouxe dados preocupantes sobre a população daquele país em termos de sedentarismo. Entre outros, afirmou que as crianças por lá passam 42 horas por semana em frente de “telas” (cada vez mais em celulares, computadores e televisão, nessa ordem), que somente 7% delas tem uma hora por dia de atividade física e que nos últimos 13 anos observou-se um decréscimo de 18% na participação nos esportes no país.

          Fechando a “quinzena”, estive em Montes Claros/MG para falar sobre lazer e gestão de espaços no 1º. Encontro Internacional de Pesquisadores em Esporte, Psicologia e Saúde (17-19/10). Esse evento foi promovido pela Universidade Estadual de Montes Claros, Faculdades Integradas Pitágoras e a Universidade de Tras-os-Montes e Alto Douro, de Portugal e discutiu, de forma transversal, temas como Ciências da Saúde, Atividade Física e Saúde, Gestão em Lazer, Educação e Saúde e Psicologia do Exercício e Saúde. Definitivamente, as fronteiras das disciplinas científicas estão cada vez mais permeáveis. Se quiserem saber mais, visitem o site www.eipse.unimontes.br.

          Como prometi a mim mesmo não passar de uma lauda nestes textos, depois escrevo sobre a “segunda quinzena” de outubro, o “Mês dos Congressos”!

          Forte abraço e um Natal de muita paz para todos!

Bramante

Por Bramante
em 23-12-2011, às 18:37

2 comentários. Deixe o seu.

Comentários

Prof Bramante,
Temos nos eventos do CEV a relação de eventos cadastrados pelos cevnautas e corremos atrás dos programas e, especialmente, dos documentos & Anais.
Vou pegar carona nessa sua nota para tentar aumentar o nosso acervo de congressos outubro. O que temos:
29.10.2011 I FÓRUM INTERNACIONAL DE LAZER, Brasil Belo Horizonte – MG
27.10.2011 II Congresso Paraolímpico Brasileiro Brasil Uberlândia – MG
27.10.2011 A Educação Físca Escolar Que Temos e a Que Queremos Brasil Itaperuna – RJ
27.10.2011 Congresso Esporte de Alto Desenvolvimento: Excelência para todos Brasil São Paulo – SP
18.10.2011 III Engrupedanca Brasil Maringá – PR
18.10.2011 IV Congresso Internacional de Pedagogia do Esporte Brasil MARINGÁ – PR
12.10.2011 Encontro Internacional de Pesquisadores em Esporte, Psicologia e Saúde Brasil MONTES CLAROS – MG
06.10.2011 Simpósio Internacional Deciências da Saúde Brasil SÃO pAULO – SP
06.10.2011 34º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte Brasil São Paulo – SP
05.10.2011 II Encontro de Educação Física Escolar da Ufsj Brasil São João Del Rei – MG
05.10.2011 4ª Jornada Sobre Gestão do Esporte Brasil Brasília – DF
Desculpe a invasão ;-) laercio

Por Laercio Elias Pereira
em 25-12-2011, às 8:29.

Caro Laércio
Sua “invasão” é sempre muito bem vinda! Suas observações apenas confirmam que, de fato, outubro é o “mês dos congressos”!
P.S. postando a segunda parte desse primeiro texto…

Por Antonio Carlos Bramante
em 27-12-2011, às 20:09. 

Acessar