Padrão de Actividade Física de Escolares

Por: Alcibíades Bustamante, André F. Teixeira Seabra, José Antonio R. Maia, Maria Magalhães, Rui Manuel Garganta e Simonete Pereira da Silva.

Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano - v.8 - n.2 - 2006

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Resumo

O presente estudo teve como principal objectivo inventariar o padrão da actividade física habitual de crianças em contexto escolar. O estudo foi realizado com crianças do 4º ano do ensino básico em duas escolas do Município de Vila Nova de Gaia/Portugal, com uma amostra constituída por 49 crianças de ambos os sexos, com idade média de 10 anos. O instrumento utilizado foi o acelerómetro portátil (Tritrac-R3D), colocado na cintura das crianças durante cinco dias. Os procedimentos estatísticos utilizados foram as medidas descritivas habituais (média, desvio padrão, frequências absolutas e relativas) e o t-teste de medidas independentes Os principais resultados foram os seguintes: (1) as crianças evidenciaram durante o período escolar um predomínio de actividade física de intensidade baixa, não realizando, no mínimo, 30 minutos de actividade física moderada a vigorosa diária; (2) os meninos apresentaram valores significativamente (p>0.05) mais elevados do que as meninas de actividade física moderada a vigorosa no recreio; (3) as crianças, mesmo em sessões organizadas de Educação Física, apresentaram um padrão de actividade física caracterizado pela sua baixa intensidade, não despendendo pelo menos 50% do tempo total da aula em actividade física moderada a vigorosa; (4) o dispêndio energético não expressou um comportamento diferente nas sessões organizadas de Educação Física e nos momentos de actividade livre de recreio.

Endereço: https://periodicos.ufsc.br/index.php/rbcdh/article/view/3875

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