Padrões de Envolvimento em Atividades Físicas de Lazer em Trabalhadores com Diferentes Situações Econômicas: Uma Análise Descritiva

Por: , Giovâni Firpo Del Duca, , e .

Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano - v.15 - n.6 - 2013

Send to Kindle


Resumo

Pessoas com diferentes níveis econômicos podem ter características peculiares relacionadas a padrões de envolvimento em atividades físicas no tempo de lazer (AFL). Tais informações são cruciais para melhorar políticas públicas. O objetivo do estudo foi descrever padrões de engajamento (tipo,companhia, e espaço para a prática) em AFL geral e por gênero, segundo os estratos de renda em trabalhadores. Estudo transversal realizado de 2006 a 2008 em 23 dos 26 estados brasileiros e o Distrito Federal (n=46.981). Neste estudo foram analisados trabalhadores que praticavam AFL (n=25.479). Aplicou-se um questionário padronizado. As variáveis investigadas foram tipo de AFL -esportes, caminhada, ciclismo/corrida, fitness, e outras; companhia para prática de AFL - sozinho, com parceiro, e em grupo; e local de prática -clubes/academias, ruas/parques, e outros, por renda familiar mensal (baixa, médiae alta). Prevalências e intervalos de confiança de 95% foram calculados. Esporte foi a atividade mais reportada por trabalhadores com renda baixa(50,2%) e média (42,3%), e a caminhada (31,0%) foi predominante naqueles de alta renda. AFL em grupo foi maior nos trabalhadores com baixa (52,0%) e média renda (50,4%), e menor naqueles com elevada renda (38,0%). Trabalhadores debaixa (47,0%) e média (41,2%) renda usavam mais ruas/parques, enquanto os derenda alta usavam mais clubes/academias (40,4%). Pode-se concluir que os trabalhadores com renda baixa e média reportaram engajar mais em esportes, em AFL em grupos, e usar mais locais públicos, enquanto os de maior renda engajavammais em caminhada, faziam atividades em grupo ou sozinhos e usavam mais em caminhada, faziam atividades em grupo ou sozinhos e usavam mais locais privados.


 

Endereço: https://periodicos.ufsc.br/index.php/rbcdh/article/view/1980-0037.2013v15n6p656

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.