Resumo

Resultado de três anos de pesquisa no eido creativo e lúdico da motricidade humana, foidesenvolvida uma proposta epistemológica. Sustentada no análise teórico e reflexivo, foi contrastado coas evidencias achadas na aplicación pratica do seu modelo. O objetivo era crear um marco conceptual no que justificar as dimensões holísticas da pessoa na vivência de corporeidade, além do sustrato biológico e físico do movemento. Superar o paradigma mecânico e empírico da Educação física caminhando a uma ciência humana, paralela aos presupostos filosóficos da corporeidade da pos-modemidade (Sartre, Zubiri, Merlau-Ponty, Laín Entralgo, Foucault...) Resultados: Aneotenia do homen frente ao animal posibilita para se desenvolver num processo de educação. O homínido, é o sustrato potencial do Ser Humano. E a través da socialização onde se transforma em Ser humano. O animal nace e vive determinado geneticamente, o humano se trascende a si mesmo coa dotación simbólica e signicada da sua experiência de "inteligência sentiente". O animal realiza movementos. Som manifestaçâos mecânicas cum origem biológico e fáctico. O Ser Humán posúe motricidade, quando este movemento trascende o aspecto físico e é significado,simbolicamente dotado de projeçaos para autosuperaçâo. Aeducação do homen é necesariamente compromisso cum Ser social que caminha a uma autosuperaçâo humanística. Conclusións: Motricidade é a expresión significada da corporeidade. O término Educação Física é incorreto. Sustituçâo polo término "paidomotricidade". O físico não é susceptible de ser educado. O biológico aillado não tem sustancialidade autosuficiente para desenvolver a superação da estrutura holística que o humano é.