Resumo

A pesquisa em educação física escolar vem sendo representada de forma significativa, seja por intermédio de teses e dissertações ou por meio de periódicos e congressos. Desse modo, vislumbra-se que as pesquisas educacionais advindas de investigações desenvolvidas em Programas de PósGraduação indiquem um retorno às escolas, seja como propostas de soluções ou como análises mais detalhadas sobre os objetos que são foco de investigação. À vista disso, o objetivo do trabalho é identificar e analisar as pesquisas acadêmicas relacionadas à educação física escolar para crianças, produzidas no âmbito de Programas de Pós-graduação em Educação Física (PPGEF) de Instituições de Ensino Superior (IES) públicas do Brasil, no período entre 2001 e 2021. Considerando esse percurso de 20 anos, desdobraram-se os seguintes objetivos específicos: delinear as tendências teóricometodológicas que orientaram os trabalhos acadêmicos vinculadas ao tema proposto, bem como compreender as relações entre infância e educação física escolar estabelecidas nesses trabalhos. Utilizou-se uma abordagem quali-quanti, apoiada na metodologia de análise de conteúdo, mediada por uma busca on-line sistemática nos repositórios institucionais dos PPGEF das IES, a respeito do tema educação física escolar para crianças. Logo, observaram-se as produções dos 33 PPGEF vinculados às IES públicas brasileiras, dos 39 existentes em todo território nacional. Como resultados parciais, obteve-se que, no volume de 6119 trabalhos acadêmicos, selecionaram-se 235 trabalhos que abordaram a educação física escolar para crianças, sendo 30 teses de doutorado e 205 dissertações de mestrado. Sobressaiu a região Sul (114) do Brasil com mais produções sobre o tema analisado, seguida pela região Sudeste (93). As regiões Centro-Oeste (21) e Nordeste (7) apresentaram os menores índices de trabalhos sobre educação física escolar para crianças. Até então, não se registraram pesquisas com e sobre crianças na produção acadêmica brasileira relacionadas à educação física escolar na região Norte do país. A análise da dimensão teórico-metodológica desses trabalhos demonstra predomínio da subárea da biodinâmica, seguido por trabalhos da subárea pedagógica e em menor número da subárea sociocultural.

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