Capítulo 1. Panorama da Preparação e Atuação Profissional em Educação Física Escolar Brasileira

Parte de Educaçao Física Escolar - Do Berçário ao Ensino Médio . páginas 12

Resumo

1. O paradoxo histórico
Quando se elegeu o termo paradoxo como subtítulo, pensou-se na formaçãop rofissional do Licenciado em Educação Física, pois é esse “professor” que irá conduzir o processo ensino aprendizagem no contexto escolar. Sendo assim, existem características básicas que são peculiares ao professor e devem ser consideradas e trabalhadas na formação profissional. Por exemplo: buscar o entendimento da complexidade humana nos seus aspectos motores, afetivos, cognitivos e nas suas relações sociais e culturais, opondo-se à simples compreensão da sua dimensão biológica. Não resta dúvida que a Educação Física Escolar brasileira tem passado por modificações significativas na busca dessa compreensão mais ampla da complexidade humana para o desenvolvimento de um trabalho mais efetivo no âmbito escolar.

Arquivo