Panorama da Produção Científica do GTT Atividade Física e Saúde do CBCE: Aproximações com a Saúde Pública

Parte de Atividade Física e Saúde . páginas 79

Resumo

Introdução

Diversos pesquisadores apresentaram análises críticas quanto à pro- dução científica no campo da Educação Física (EF), entre eles destacamos os estudos emblemáticos de Paiva (1994) e Silva (1990; 1997). Ambos analisaram o desenvolvimento da produção científica do campo da EF, detectando mudanças de enfoque da centralidade fundamentada no refe- rencial biofisiológico para dar abertura para os enfoques pedagógico, so- ciológico, filosófico e político no tratamento dos conteúdos da Educação Física/Ciências do Esporte.

O Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE), com sua pró- pria história, acompanha este processo de consolidação e amadurecimento científico e acadêmico do campo da EF. O surgimento dos Grupos de Trabalhos Temáticos (GTTs) em 1997 é resultado deste desenvolvimento. A criação dos GTTs buscou trazer para dentro do CBCE toda a comunidade científica independentemente da matriz filosófica ou científica de método de análise da realidade. Dessa forma, a partir do X Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte (CONBRACE), o CBCE optou por uma estrutura em que diferentes formas e interesses de se produzir conhecimentos e as múltiplas disciplinas científicas fossem reunidas em temáticas e não mais em disciplinas.