Panorama da Produção do Conhecimento em Atividade Física Adaptada nos Programas de Pós-graduação em Educação Física do Estado do Paraná

Por: , e Tabea Epp Kuster Alves.

Motrivivência - v.30 - n.53 - 2018

Send to Kindle


Resumo


No estado do Paraná, são quatro as Instituições de Ensino Superior, indicadas pela CAPES, que possuem programas de pós-graduação stricto sensu em Educação Física. Com o objetivo de conhecer a produção relacionada à atividade física adaptada no Paraná e compreender os caminhos que ela tem seguido, mapearam-se nestes programas todas as dissertações e teses relacionadas à temática. Ao todo, foram encontradas 17 pesquisas, 15 dissertações e 2 teses. quanto ao tipo de deficiência, são estudadas em maior número atividades voltadas a indivíduos com deficiência física, intelectual e visual, sendo que nenhuma exclusivamente com pessoas com deficiência auditiva foi encontrada. Ao pesquisar o currículo dos autores, concluiu-se que a maioria dos produtores das dissertações e teses tem envolvimento no “universo” para-desportivo e apresenta a tendência de pesquisar e publicar somente nesta área, ao contrário dos orientadores, em que somente a minoria é envolvida com a temática.
 

Endereço: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2018v30n53p69

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.