Resumo

Esta pesquisa resulta de indagações que se faz com relação às experiências vivenciadas no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID, política pública federal destinada à formação de licenciados. O objetivo deste estudo foi traçar um panorama das produções sobre o programa analisando as suas implicações no princípio formativo inicial dos professores. Para isto optou-se pela revisão sistemática. Foi realizada uma busca por produções disponíveis na base de dados Scielo e no Portal de Periódicos da Capes, utilizando como descritor o termo “PIBID”. Foram consideradas as produções nos idiomas, Português, Inglês e Espanhol. Como critério de inclusão apenas artigos revisados por pares e que tinham a palavra PIBID no título, no resumo ou como palavra-chave, publicados entre 2010 a 2015. A busca ocorreu no mês de dezembro de 2015. Foram encontrados 16 artigos na base do banco de dados Scielo e 15 no Portal de Periódicos da Capes. Após a retirada dos artigos duplicados totalizou se 27 artigos. Em relação às áreas abordadas, foi possível identificar a Pedagogia com maior número de trabalhos, 2 trabalhos abordando todas as licenciaturas, incluindo a educação física. Como temáticas gerais tratadas nas produções analisadas encontramos: interdisciplinaridade; relação teoria e prática; contribuição e importância do Pibid para os supervisores e na formação dos licenciados; relação e aproximação universidade-escola em distintas áreas ou de forma geral tratavam das licenciaturas. Este panorama sugere a necessidade de estudos específicos em educação física para analisar a influência do programa na formação inicial.

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