Panorama de publicação, perfil de autoria e referências em educação física escolar nos anais do Conbrace/Conice (2011 – 2019)

Parte de 25 anos dos GTTS do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte: trajetórias e perspectivas . páginas 158 - 169

Resumo

O Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) é uma associação científica da Educação Física que reúne pesquisadores de diferentes perspectivas teóricas e possibilita a difusão de suas respectivas produções acadêmicas por meio da Revista Brasileira de Ciências do Esporte (RBCE) e/ou dos Anais do Congresso Brasileiro e Internacional de Ciências do Esporte (Conbrace/Conice). Realizado com periodicidade bienal desde 1979, o evento se internacionalizou em 2005 e, atualmente, possibilita que sejam apresentados trabalhos nos formatos de comunicação oral, pôster, imagens e/ou vídeos, vinculados a um dos 14 Grupos de Trabalhos Temáticos (GTT). Os congressos72, como o Conbrace/Conice, e os seus respectivos anais, além de diversificar a divulgação científica da área, são meios mais ágeis de comunicação, permitindo o diálogo entre pesquisadores que congregam interesses em comum (ARBOIT e BUFREM, 2011). Assim, configuram-se historicamente como fonte de pesquisa, conforme demonstram Terra, Amaral e Antunes (2020). Soma-se, ainda, ao semelhante esforço empreendido por Souza et alF. (2020), que apresentou o panorama das publicações em Educação Física Escolar (EFE) inscritas nos anais do Conbrace/Conice (1979 – 2017). Nesse sentido, o presente estudo identificou e caracterizou o panorama dos trabalhos publicados em Educação Física Escolar (EFE) nos Anais do CONBRACE/CONICE (2011 e 2019), avançando em direção ao perfil de autoria e das referências utilizadas pelos autores em seus textos.

Arquivo