Papel da Atividade Física Habitual na Funcionalidade Mitocondrial Hepática de Pacientes com Esteatose Não Alcoólica - Um Estudo Piloto

Por: A. Ascensão, Inês O. Gonçalves, J. Magalhães e P. Portincasa.

XIV Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa

Send to Kindle


Resumo

Objetivos:
É objetivo deste estudo analisar a relação entre a atividade física habitual (AFH) e a
funcionalidade mitocondrial hepática em pacientes esteatóticos.

Métodos e resultados:
Participaram no estudo 16 sujeitos com esteatose hepática não alcoólica (EHNA) diagnosticada através de ultra-sonografia abdominal. Os sujeitos foram submetidos a análises sanguíneas (alanina transaminase - ALT, aspartato transaminase - AST, gamaglutamil transpeptidase - GGT, triglicerídeos - TG, colesterol total - CT), antropométricas (peso, altura, índice de massa corporal - IMC), avaliações da AFH por acelerometria tri-axial (5 dias incluindo fim de semana) e da funcionalidade mitocondrial in vivo através de um teste respiratório com isótopo estável ([13C] ácido α-cetoisocaproico). Os resultados relativos à atividade das enzimas hepáticas e ao perfil lipídico e antropométrico corresponderam aos valores normais de referência. No entanto, a capacidade de descarboxilação mitocondrial hepática, indicador da funcionalidade deste organelo, revelou-se reduzida nestes pacientes pela menor acumulação total de 13CO2 exalado (18.3±1.2% dose acumulada) comparativamente aos valores de referência. No que diz respeito à AFH moderada/vigorosa, os sujeitos cumpriram as recomendações associadas à obtenção de benefícios para a saúde (48.1±3.1 min/dia). Adicionalmente, foi observada uma correlação positiva, mas não significativa, entre a acumulação de 13CO2 aos 60min e a AFH moderada/vigorosa realizada habitualmente pelos pacientes (r=0.73, p=0.09).

Conclusão:
Os resultados deste estudo preliminar sugerem a existência de uma associação entre o tempo despendido em AFH a uma intensidade moderada/vigorosa e a severidade da disfunção mitocondrial hepática em pacientes com EHNA.

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.