Resumo

O tênis é uma modalidade esportiva pouco difundida no Brasil, restrita muitas vezes aos clubes, academias e quadras particulares. Além disso, esse conteúdo nem sempre faz parte do currículo dos cursos de Educação Física, dificultando mais ainda sua difusão e ensino pelos futuros profissionais da área. Não bastasse isso, nos locais em que o ensino do tênis ocorre, seu processo de ensino-aprendizagem ainda é baseado em modelos tradicionais de ensino, cujo foco se concentra, especificamente, no desenvolvimento técnico dos golpes, de maneira descontextualizada ao jogo e em oposição à lógica interna da modalidade. Por esses motivos, em 2014, realizouse um curso temático de tênis como parte dos cursos de extensão oferecidos pelo Departamento de Educação Física da UNESP de Rio Claro. O objetivo do curso foi o de apresentar aos profissionais e futuros profissionais da área uma forma particular de ensinar essa modalidade. Para dar suporte ao curso, realizou-se uma extensa revisão de literatura na área, que aliada à experiência profissional dos responsáveis pelo curso formaram o conhecimento transmitido nos dois dias de atividades. Para sua realização, o curso foi idealizado em dois momentos: um teórico, de 2 horas e outro prático, de 4 horas. A parte prática aconteceu no ginásio de esportes da UNESP, onde foi organizada 5 mini quadras, uma com uma rede de mini-tênis e outras 4 com bancos de aproximadamente 3 metros de comprimento. Além disso, a parte prática foi pautada especialmente no modelo de ensino conhecido como TGfU (Teaching Games for Understanding), desenvolvido na década de 1980. De uma forma geral e resumida, esse formato tem como objetivo inverter a ordem dos modelos tradicionais de ensino dos esportes, os quais são pautados, inicialmente, na aprendizagem da técnica, para uma posterior aprendizagem da tática. Sendo assim, com essa nova abordagem, inicia-se o ensino da modalidade por meio do conhecimento e aprendizagem das intenções táticas do jogo para uma posterior aprendizagem mais significativa da técnica. Essa abordagem de ensino se mostrou muito eficaz para o curso, pois, possibilitou que os participantes - em especial aqueles sem experiência no tênis - pudessem vivenciar e compreender o jogo. Esse fato também mostrou a possibilidade de se ensinar o tênis em diferentes locais, com quadras adaptadas. Por último, é importante destacar que esse tipo de curso oportunizou importantes reflexões para aqueles que o ministraram e ainda trouxe importantes conhecimentos sobre a aplicação de uma nova abordagem de ensino, mostrando ser essa uma importante forma de se produzir conhecimentos sobre o ensino dos esportes, em especial, do tênis.

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