Resumo

Para comemorar o 27 de novembro transformamos em artigo do Blog do CEV um comentário do co-orientador do CEV, e presiddente da Associação Brasileira de Educação a Distância ABED. Fredric Litto. O texto foi escrito como conversa no grupo de discussão IVEPESP. Originalmente não foi um artigo. Pedi autorização. (Laercio)

[21:23, 28/11/2019] Litto: Obrigado pela oportunidade de reforçar a importancia da EAD para os cidadaos e para o Brasil como um todo. Com menos de 50% dos municipios do país tendo qualquer IES pública ou privada; com 14% da nossa populacao limitada na sua locomaçao fora de casa; e os conselhos federais das profissoes ligadas à saúde oferecendo cursos livres e de pós-graduaçao a distancia ao mesmo tempo que malham o espantelho que criam contra a EAD em cursos de graduaçao.....é gratificante testemunhar que as matriculas na EAD continuam crescendo anualmente numa taxa de 20% na graduacao, liderada por pessoas da faixa de 26 a 40 anos, que sabem o que precisam e querem. Ninguem consegue me convencer ainda que o tipico professor do ensino médio, superior ou continuado, agindo sozinho numa sala de aula pode ter a riqueza audio-visual, interatividade entre pares e especialistas e fontes distantes de conhecimento organizado por um equipe de 10 ou mais profissionais--educadores e técnicos de várias artes e tipos de comunicaçao, que, quando funcionando bem, criam um produto educativo burilado, com a devida inspiraçao embutida a dentro. Embora famosa internacionalmente na decada de 1970 por seus programas de EAD como o Telecurso, o Projeto Saci do INPE (e na qual fui consultor), TeleSalas no Maranhao, e Projeto IPE em SP, a EAD no Brasil tem ainda tem muito chao pela frente para chegar à qualidade necessária--mais experimentaçao pedagógica (para superar o engessamento causado por regulamentacao excessiva), eliminar o vestibular da Universidade Aberta do Brasil para que seja verdadeiramente aberta para todos que querem aprender e que aguentam o rigor que as melhores instituiçoes exigem, e que os detratores da EAD parem de distorcer a verdade, alegando é EAD seja apenas aquilo que tem uma estrutura de curso, e que seja 100% a distancia. As práticas presenciais naturalmente fazendo parte da aprendizagem de qualquer competencia sempre devem fazer parte proporcional de cursos predominante (parte teórica) da EAD. Essa modalidade de aprendizagem será a principal motivador de uma sociedade mais justa e egualitária no Brasil nas próximas décadas. Por isso, comemorámos, com corações e mentes, esse Dia Nacional de Educacao a Distancia! FML

[21:23, 28/11/2019] Litto: E a ABED, sociedade científica sem fins lucrativas que congrega os profissionais e instituiçoes públicas e privadas que militam em torno do uso de tecnologia entre o aprendiz e as fontes de conhecimento (além de interatividade entre pares), foi fundada em 1995, tem eventos e publicaçoes que oferecem os mais recentes resultados de pesquisas e inovaçoes didáticas...que podem ser encontrados sem restricoes no seu site: www.abed.org.br. Talvez a caraterística mais interessante da ABED seja a sua independencia financeira, política e religiosa--todos os  interessados em EAD são bem vindos, trazendo suas opiniões e ideias para fazer com que a EAD pode ajudar "consertar" o mundo!