Resumo

Uma maior estabilidade e aperfeiçoamento da burocracia estatal, a melhoria das condições econômicas e o estabelecimento de vínculos mais intensos com o continente europeu marcam, nos anos 1850, um novo momento para o Brasil, cujos impactos foram especialmente sentidos no município neutro da Corte. Nesse contexto, observa-se uma maior valorização e estruturação do comércio de “luxos” e entretenimentos, relacionados, inclusive, à conformação de uma sociedade civil mais organizada, que desejava e necessitava expor publicamente seus símbolos de status e distinção. Integrou essa nova oferta de diversões um conjunto de práticas corporais: dança, ginástica, patinação, natação, entre outras. Frente à nova presença social dessas modalidades, tornou-se necessário e usual o estabelecimento de iniciativas diversas ligadas a seu ensino. Essa comunicação tem por objetivo discutir, em cenários escolares e não escolares, a conformação dessas experiências educacionais no Rio de Janeiro da segunda metade do século XIX (anos 1850-1880), suas formas de funcionamento, bem como as intencionalidades que as cercavam, plenamente articuladas com questões candentes na sociedade fluminense daquele tempo

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