Editora Briquet de Lemos. Brasil 2001. 168 páginas.

Sobre

Por que se deve fazer uso regular de artigos de periódicos, patentes, bases de dados, índices e outras fontes de informação científica e tecnológica (IC T )? A premissa básica deste livro é que o uso regular e efetivo das fontes apropriadas, impressas ou eletrônicas, é a chave para se alcançar o sucesso na pesquisa e desenvolvimento, como também em quaisquer atividades ligadas à ciência e tecnologia.

O uso efetivo da IC T ajuda a evitar a duplicação de trabalhos previamente realizados. Essa ação pode redundar na economia de tempo e de recursos materiais, humanos e financeiros. Além disso, e talvez o mais importante, pode servir de manancial de idéias ou para o desenvolvimento de uma idéia. A IC T , portanto, pode funcionar como uma valiosa fonte de inspiração e serendipidade para o aluno, profissional, professor ou pesquisador.

As fontes impressas e eletrônicas nem sempre são as primeiras escolhas quando se busca determinado dado. Ás vezes é mais fácil indagar a um colega, valendo-se assim do denominado ‘colégio invisível’. Entretanto, o praticante de ciência e tecnologia que souber utilizar as fontes de IC T , e que tenha a necessária paciência, energia e perspicácia, terá uma vantagem sobre aqueles que não possuam as habilidades necessárias ou que sejam preguiçosos para utilizá-las. Portanto, apesar de o uso da IC T não ser fácil, ela geralmente provê benefícios palpáveis para quem se esforça por utilizá-la em sua plenitude

Acessar