Paracanoagem: Relato das Ações de Ensino, Pesquisa e Extensão Desenvolvidas na Universidade Federal do Vale do São Francisco - Pe

Por: Débora de Souza Araújo e Rafaela Hernandes Giordano.

11° Congresso Brasileiro de Atividade Motora Adaptada - CBAMA

Send to Kindle


Resumo

A paracanoagem é uma modalidade paralímpica destinada para pessoas com deficiência motora. Quando realizada por meio de projetos de extensão, apresenta-se como uma ferramenta para promover a inclusão das pessoas com deficiência, além de possibilitar a formação de profissionais aptos para atuar de maneira inclusiva e ampliar a produção de conhecimento da área através de pesquisas. Com isso, o objetivo deste estudo foi descrever o desenvolvimento da paracanoagem por meio de um projeto de extensão e suas relações com o ensino e a pesquisa, através do relato de experiência das ações de extensão universitária da Universidade Federal do Vale do São Francisco-PE. Para tanto, recorreu-se aos relatórios da coordenação do projeto. Em 2019, foram atendidas 15 pessoas com deficiência motora (lesão medular, amputação, alterações ortopédicas e paralisia cerebral) na prática da paracanoagem que envolveu os três pilares da educação de ensino superior: ensino, pesquisa e extensão, o que possibilitou uma aproximação dos discentes com os desafios da prática profissional, produção de conhecimento sobre a paracanoagem e o acesso da comunidade ao conhecimento produzido pela universidade. Com isso, conclui-se que a extensão universitária se apresenta como possibilidade para desenvolver a modalidade, formar profissionais capacitados e produzir conhecimento específico da área.

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.