Paracheer Sanca All Stars: Formação da Primeira Equipe Brasileira de Cheerleading Para Pessoas com Deficiência

Por: Dayse Stephani Perissinotto Gomes, Gian Carlo Queroz Quintino, Leticia Saggioro Sinatura, Matheus Freitas Pereira e Mey de Abreu Van Munster.

11° Congresso Brasileiro de Atividade Motora Adaptada - CBAMA

Send to Kindle


Resumo

O ParaCheer é uma divisão dentro do Cheerleading que permite a participação de pessoas com deficiência. O presente trabalho pretende relatar as primeiras experiências do ParaCheer no Brasil, conjuntamente a equipe SancaAll Stars. Se trata de um estudo descritivo, e utiliza como coleta de dados a observação sistemática e a análise documental. A equipe foi formada por 16 participantes com deficiência intelectual, sem distinção de gênero, com idade entre 14-24 anos. Os encontros com a equipe são de duas vezes na semana, com duração de uma hora e quinze minutos, no ginásio Universo Cheer, em São Carlos. Como referencial teórico foi usado principalmente o regulamento da InternationalCheer Union (ICU)2017-2019, e documentos da ParaCheerInternational CIO.Com base nesse referencial foi decidido fazer uma equipe seguindo o nível 1 de segurança. Os elementos ginásticos trabalhados envolvem saltos, elevações, pirâmides, dança e acrobacias de solo (PIC,2019). Como resultados vê-se que o ParaCheer é um projeto embrionário, mas de acordo com as nossas observações, pode trazer tanto benefícios nas capacidades físicas como amplitude de movimento, ritmo e organização espacial, e também benefícios psicossociais como confiança, autoestima, desinibição, superação de medo e cooperação.

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.