Parâmetros Antropométricos, Nível de Atividade Física e Frequencia Cardíaca Durante a Partida de Jogadores de Campeonato de Futebol de 7

Por: Augusto César Leão Almeida, Dagnou Pessoa de Moura, João Rufino da Silva Junior, José Alexandre Curiacos de Almeida Leme, Júlio Wilson Dos-santos, Leandro Paschoali Rodrigues Gomes, Matheus Luan Conti da Silva e Osvaldo Tadeu da Silva Junior.

43º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte Simpoce

Send to Kindle


Resumo

O futebol é o esporte mais popular e praticado do mundo e, no Brasil, reúne milhares de praticantes amadores e profissionais. Derivado do popular futebol de 11, surgiu o futebol de 7, que uma é prática muito apreciada como forma de lazer ou meio de realizar uma atividade física independentemente da idade ou nível de preparação física do praticante. Todavia, pouco se sabe sobre as intensidade imprimidas pelos jogadores durante uma partida de futebol de 7 durante um campeonato amador. O presente estudo teve como objetivo avaliar a massa corporal (balança Tanita Fat bodyanalizer), altura (estadiômetro da marca Sanny), relação cintura quadril (RCQ), índice de massa corpórea (IMC), percentual de gordura (GUEDESeGUEDES,1995), nível de atividade física (IPAQ-MATSUDOetal.,2001) e intensidade do jogo através da frequencia cardíaca (FC - monitor Team System 2-POLAR,FINLAND) e trimp de Edwards (1993) em praticantes de futebol 7 amador.

Endereço: http://celafiscs.org.br

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2021 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.