Parâmetros Curriculares Nacionais - Educação Física: Sua Influência no Planejamento das Aulas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Por: Phillip Vilanova Ilha e Queila Martins Henkel.

Biomotriz - v.10 - n.1 - 2016

Send to Kindle


Resumo

Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) da Educação Física oportunizam ao aluno, através da cultura de movimento humano, a incorporação de conhecimentos, valores e habilidades, expressos principalmente nas manifestações do esporte, do jogo, da ginástica, da luta e da dança. Nesse sentido, objetivou-se verificar a influência dos PCN nos planos e conteúdos desenvolvidos na Educação Física do quarto ano do Ensino Fundamental, da rede pública de uma cidade do interior do Rio Grande do Sul. Caracterizou-se a pesquisa como descritiva com análise predominantemente qualitativa. A amostra foi constituída por seis professores do quarto ano do Ensino Fundamental da rede pública. Utilizou-se como ferramenta de coleta de dados um questionário com onze questões abertas e para análise dos dados a análise de conteúdo. Constatou-se que a maioria dos professores era do sexo feminino, formados em Licenciatura Plena em Educação Física e possuíam pouco tempo de atuação no magistério. Os conteúdos desenvolvidos estavam em consonância aos propostos pelos PCN, não havendo, porém, contemplação de todos os conteúdos, com ausência dos temas de lutas e conhecimentos sobre o corpo. Concluiu-se que os PCN representam, aos professores, um aporte para o planejamento das aulas, referencial teórico, referencial para o plano de trabalho e metodologia a ser seguida no desenvolvimento dos conteúdos. Palavras-chave: 

Endereço: http://revistaeletronica.unicruz.edu.br/index.php/BIOMOTRIZ/article/view/3966

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.