Resumo

Introdução:

As lesões músculo-esqueléticas estimulam uma resposta inflamatória sistêmica que pode interferir na reprodução das espécies.

Objetivo:

Avaliar os efeitos causados pelas lesões músculo-esqueléticas sobre a resposta inflamatória e os parâmetros espermáticos de ratos machos adultos.

Métodos:

O grupo da amostra foi composto por 30 ratos Wistar uniformemente distribuídos nos grupos controle e grupo lesionado. A lesão muscular foi induzida por meio de contusão, causada ao se soltar um peso de 200 g de uma altura de 30 cm sobre o músculo gastrocnêmio. Foram coletadas amostras de sangue (hemograma completo e marcadores de danos e inflamação muscular), músculo (estresse oxidativo) e gônadas (parâmetros espermáticos) 72 horas após a lesão.

Resultados:

A lesão muscular aumentou os monócitos, creatina quinase, proteína C-reativa, concentração de espécies reativas de oxigênio (ROS) e lipoperoxidação. Por outro lado, a lesão reduziu a capacidade antioxidante contra os radicais peroxil (ACAP), a integridade da membrana (36%) e o acrossoma espermático (33%). A integridade da membrana e o acrossoma (p<0,05) se correlacionaram diretamente com ACAP (ρ=0,602; ρ=0,513 respectivamente) e inversamente com os monócitos (ρ=-0,703; ρ=-0,635, respectivamente), creatina quinase (ρ=-0,450; ρ=-0,603), proteína C-reativa (ρ=-0,511; ρ=-0,703) e parâmetros de estresse oxidativo (ROS ρ=-0,703; ρ=-0,635; lipoperoxidação ρ=-0,494; ρ=-0,559).

Conclusão:

A resposta inflamatória sistêmica aguda decorrente da lesão músculo-esquelética interfere nas organelas das células reprodutivas masculinas (membrana e acrossoma). Nível de evidência V; Estudo experimental.

Acessar