Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar os parâmetros ndividuais e sócio-ambientais da qualidade de vida percebida na carreira docente em Educação Física do agistério Público Estadual/RS, de acordo com os Ciclos de Desenvolvimento Profissional (CDP). Esta esquisa utilizou como instrumentos de coleta de dados a "Escala de Avaliação da Qualidade de Vida no rabalho Percebida por Professores de Educação Física do Ensino Fundamental e Médio" (QVT-PEF), e o Perfil do Estilo de Vida Individual" (PEVI). O processo de seleção da amostra foi estratificado roporcional às regiões geográficas do estado e aleatória por conglomerados, incluindo 380 professores de Educação Física (141 professores e 239 professoras), com idade variando entre 23-60 anos (M = 40,18; DP = ,16). Na análise dos dados foram empregados os testes Qui-quadrado, Kruskal Walis e Exato e Fischer (p < 0,05). Os resultados mostraram que a maioria dos professores encontra-se satisfeita com qualidade de vida do docente no trabalho, com exceção da dimensão remuneração e compensação. O umento do nível de satisfação da qualidade de vida do trabalhador está associado ao avanço a carreira docente, onde os professores do ciclo de estabilização apresentaram os níveis mais levados. Considerando as variáveis demográficas e os CDP, os maiores níveis de satisfação foram relatados elos professores casados do ciclo de diversificação e os docentes do ciclo de consolidação que atuam somente uma escola. Em relação ao PEVI, a maioria dos docentes apresentou percepção positiva, sendo ue os docentes dos ciclos de entrada e consolidação demonstraram um perfil mais positivo. Os esultados não confirmaram a existência de associação entre os parâmetros individuais e sócio- mbientais da qualidade de vida.

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