Parâmetros Meteorológicos e Infecção Hospitalar de Corrente Sanguínea: Estudo Caso-referência

Por: Antonio Ribeiro da Cunha, Carlos Magno Castelo Branco Fortaleza, Lenice do Rosário de Souza, Rayana Gonçalves Moreira, Renata Tamie Akazawa e Silvia Maria Caldeira.

Revista de Saúde Pública - v.49 - n.1 - 2015

Send to Kindle


Resumo

Avaliar se temperatura e umidade influenciam a etiologia das infecções na corrente sanguínea em hospital, no período de 2005 a 2010.O estudo teve delineamento caso-referência. Casos individuais de infecções de corrente sanguínea por patógenos ou grupos de interesse foram comparados com diferentes referências. Na primeira etapa, valores médios de temperatura e umidade, para os sete dias que precederam a coleta de culturas de sangue, foram comparados com a “média-móvel de ordem 7” para todos os dias do período do estudo. A segunda etapa incluiu somente os casos com culturas positivas. Foram realizadas análises por regressão logística para avaliar a influência dos parâmetros meteorológicos imediatos sobre a etiologia dessas infecções, ajustando os resultados para dados demográficos, tempo e unidade de internação.

Endereço: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0034-89102015000100216&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

Ver Arquivo (PDF)

Tags: Nenhuma cadastrada :(

Comentários


:-)





© 1996-2017 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.