Parâmetros Práticos da Metodologia do Ensino dos Esportes Coletivos Através da Coordenação com Bola, a Base das Habilidades dos Jogos

Por: Jenipher Emanuelle de Lima Campos Zampier e .

XVII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IV Conice - CONBRACE

Send to Kindle


Resumo

O objetivo do presente estudo visa verificar a freqüência de atividades que atendem aos parâmetros planejados e indicados pela metodologia de ensino universal dos esportes, e analisar a coordenação motora com bola através da comparação das habilidades. Participaram 92 escolares com idade M=10,5±3,028 anos, de 185 aulas.. A coordenação motora com bola foi analisada através do teste de coordenação com bola – TECOBOL. Na comparação das habilidades verificou-se que houve um menor tempo na execução do drible (M=0,22±0,06) quando comparada ao do lançamento (M=0,37±0,25). A condução (M=0,29±0,12) foi executada em menor tempo que o chute (M=0,58±0,27). No transporte da bola o drible (M=0,22±0,06) foi executado mais rapidamente que a condução (M=0,29±0,12). No acertar o alvo, o lançamento (M=0,37±0,25) foi executado com mais velocidade que o chute (M=0,58±0,27).A prática quantificada indica alterações dos planos de atividades, estratificados para as idades favorecendo o desenvolvimento da capacidade de jogo através da aprendizagem motora e tática, construindo para o treinamento tático-técnico, atendendo aos valores ideais propostos.

Endereço: http://cev.org.br/eventos/xvii-conbrace-iv-conice/

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.