Parasitoses Intestinais em Atletas Brasileiros de Futebol Estudo Comparativo Estatístico com a Média da População

Por: José Rizzo Pinto.

Boletim Técnico Informativo - n.8 - 1979

Send to Kindle


Resumo

É sabido que os trópicos possuem uma patologia própria capaz de, em alguns casos, debilitar o homem e até mesmo levá-lo à morte, e, em outros, manter-se assintomática. LIMA VERDE 8 é de opinião que os problemas enfrentados pelos países tropicais, no setor sanitário, são mais conseqüência de sua faixa de desenvolvimento que pròpriamente da situação climática que apresentam. Acredita que ficaria na dependência direta de fatores de ordem social, econômica, demográfica e política muito mais que pròpriamente em relação à situação fisiológica de tais regiões. Embora seja fato conhecido que determinados vetores, transmissores de certas doenças, não resistem a climas desfavoráveis, interrompendo assim o elo de disseminação da patologia, por outro lado, a falta de saneamento responde muito mais por essa difusão, criando condições pouco favoráveis ao desenvolvimento da região. Admite ainda o mesmo autor a existência de doenças do desenvolvimento e do subdesenvolvimento, enquadrando nesta faixa as seguintes:

a) doenças infecciosas e parasitárias;

b) doenças da subnutrição e da desnutrição — fome, avitaminoses e outras doenças carenciais;

c) doenças da ignorância — fobias, crendices, tabus de tôda ordem, curandeirismo etc;

d) certos hábitos sociais de evasão — bebidas alcoólicas (o cachacismo no Brasil é um bom exemplo) e tóxicos (entre nós a maconha) etc.  

Ver Arquivo (PDF)

Tags: ,

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.