Integra

A escola possui papel fundamental na sociedade, fazendo parte das instituições que contribuem para formação de um indivíduo. Para tanto, as disciplinas curriculares se destacam no fortalecimento desta função. Por sua vez, dentro do currículo escolar, a Educação Física evidencia-se como uma das disciplinas em que os alunos se apresentam mais motivados a participarem. Neste sentido, o objetivo deste estudo foi analisar a participação, de alunos das séries finais do ensino fundamental, nas aulas de Educação Física ministradas por estudantes universitários em situação de estágio, considerando o gênero, a idade, a série e a prática esportiva extra-classe dos alunos. Fizeram parte da amostra 86 alunos de 5ª a 8ª série de uma escola municipal que possui acadêmicos do curso de Licenciatura em Educação Física de uma Universidade da Grande de Florianópolis/SC realizando estágio. Na coleta de dados foi utilizado um questionário de múltipla escolha, adaptado de Darido (2004). A análise descritiva das informações foi realizada por meio de freqüência e percentual dos dados coletados. Além disso, na comparação entre as variáveis foi utilizado o teste qui-quadradro. Em todas as análises foi fixado nível de significância de p<0,05, sendo a análise estatística realizada no software SPSS versão 13.0. Os resultados evidenciaram que 79,1% dos alunos de 5ª a 8ª série participa sempre das aulas de Educação Física ministradas por estudantes universitários. Apesar de não terem sido encontradas associações significativas entre as variáveis estudadas, constatou-se que 81,3% dos alunos do sexo feminino (p=0,576); 83,7% dos estudantes das 5ª e 6ª séries (p=0,227) e 95% dos alunos na faixa etária de 9 a 11 anos (p=0,101) apresentaram os maiores percentuais de participação. Além disso, 91,2% dos alunos que participam das aulas relataram praticar algum esporte ou atividade física no período extra-classe, enquanto 35% dos que não praticam atividades extra-classe indicaram não participarem das aulas ministradas pelos estudantes universitários (p=0,057). De acordo com os resultados apresentados, concluiu-se que os alunos das séries fundamentais do ensino fundamental se encontram motivados a participarem das aulas de Educação Física sob a orientação de estudantes universitários em situação de estágio, revelando-se que a participação nas aulas decresce ligeiramente na medida em que os alunos avançam na escolaridade e na faixa etária. De modo similar, evidenciou-se que estudantes que praticam atividades físicas e esportivas extra-classe se apresentam mais interessados em participar das aulas de Educação Física do que os que não praticam.