Resumo

Este artigo expõe o percurso investigativo de uma unidade didática, embasada no Fútbol Callejero, aplicada em uma turma de 9º ano, cujo objetivo foi analisar, compreender e descrever a participação de meninas na prática do Fútbol Callejero durante aulas de Educação Física Escolar. O estudo foi conduzido com abordagem qualitativa descritiva, sendo observadas 6 aulas de Educação Física. Foram elaborados 6 diários de campo e a análise do conteúdo foi realizada via fenomenologia, na modalidade fenômeno situado. Três categorias emergiram: A) “Se ia ser melhor ficar olhando o jogo, prestando atenção em tudo, ou jogar”; B) “No outro jogo eu saí com a bola, agora começa você”; C) “Mas se eu pedir pra parar, tem que parar, entendeu?”. Os resultados apontaram que as meninas assumiram funções determinantes no desenvolvimento da prática do Fútbol Callejero, mostrando solidariedade e sororidade; todavia, ainda se observou algumas reduções na participação das meninas.

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