Participação de Pessoas com Deficiência Visual em Aulas de Educação Física em Escolas Públicas de Maceió

Por: Claudevan Firmino dos Santos Costa e .

11° Congresso Brasileiro de Atividade Motora Adaptada - CBAMA

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Resumo

Este trabalho tem como objetivo geral descrever e analisar o percurso da pessoa com deficiência visual nas aulas de Educação Física no ambiente escolar em Maceió/Alagoas. É uma pesquisa de cunho qualitativo, em que participarão 8 alunos com deficiência visual, dentre eles, alunos que concluíram a educação básica e também, que ainda estão estudando em escolas públicas da cidade de Maceió - AL. Para a coleta de dados será utilizada a entrevista semiestruturada, que será realizada individualmente, por meio de um gravador de voz, e posteriormente será transcrita fielmente. Na análise dos dados será utilizada a técnica análise de conteúdo. Como a pesquisa se encontra em andamento, é possível afirmar, que considerando as políticas formuladas a fim de incluir esse público no contexto educacional atual, deve-se compreender que a pessoa com deficiência visual precisa e pode participar das atividades da Educação Física juntamente aos demais alunos, pois a falta da visão não anula a compreensão e o funcionamento do restante dos sentidos que nos permitem perceber o mundo. Sabendo disso, o professor tem a possibilidade de se organizar e desenvolver métodos que possam garantir ao aluno cego a oportunidade de estar junto aos demais durante as atividades de maneira inclusiva.

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