Participação Desportiva de Crianças e Jovens e Desenvolvimento de Competências de Vida

Parte de Psicologia do Esporte - da Escola a Competição . páginas 99 - 128

Resumo

A prática desportiva pode contribuir para o desenvolvimento integral do praticante, contribuindo para o seu ajustamento pessoal e social. Numa perspectiva sócio-construtivista, a prática desportiva proporciona uma série de interacções que fomentam o desenvolvimento e aprendizagem da criança/jovem. Diversos intervenientes desportivos (treinadores, professores, pais, dirigentes, etc.) reconhecem que a prática desportiva possibilita às crianças e jovens a vivência de um conjunto de experiências positivas significativas com benefícios ao nível físico e psicossocial (MARTENS, 1996). 
A integração em contextos desportivos organizados facilita a diversão entre pares, a procura de objectivos pessoais, o ensaio de situações competitivas, o desenvolvimento de competências desportivas e psicológicas com reflexo na vida diária do atleta. Esta perspectiva centrada no bem-estar da criança/jovem propõe o desenvolvimento do aprendiz não só enquanto atleta mas também como pessoa (GOMES, 1997). Em termos concretos, procura-se o aprimoramento de estilos de vida saudáveis, a melhoria do rendimento desportivo, o aperfeiçoamento de capacidades físicas, a aprendizagem de regras e normas, o desenvolvimento do self (BROWN, 1992). 
No entanto, conforme afirma Gomes noutro capítulo deste livro, a participação desportiva pode, também, acarretar um conjunto de consequências negativas para o jovem praticante, como sejam, o desenvolvimento de uma baixa autoestima, a aprendizagem de comportamentos agressivos, a experimentação de ansiedade excessiva, o risco de lesões, o desenvolvimento de sentimentos de medo relativamente ao desempenho desportivo ou o evitamento de participação em actividades desportivas.

Acessar