Participação Política Online e Offline nas Eleições Presidenciais de 2014 em Salvador

Por: Rosane Soares Santana.

Intercom - Revista Brasileira de Ciências da Comunicação - v.40 - n.3 - 2017

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Resumo

Este estudo investiga a influência das variáveis sociodemográficas (sexo, idade e escolaridade), renda familiar, atitudes políticas (engajamento cívico e preferência partidária) e o uso de plataformas digitais de mídias sociais na participação política online e offline dos eleitores de Salvador durante as eleições presidenciais de 2014. Os resultados da análise estatística multinomial comprovaram que o engajamento através de mídias sociais foi determinante para a participação política online e offline. Por outro lado, o nível de escolaridade superior foi decisivo para a web-participação. As análises multivariadas também confirmaram a Hipótese de Reforço (DI GENNARO; DUTTON, 2006; NORRIS, 2001), demonstrando que os eleitores mais engajados na participação convencional usaram as tecnologias digitais para reforçar sua atividade participativa. Os dados usados neste estudo foram obtidos através de uma pesquisa domiciliar realizada em janeiro de 2015, em Salvador, para investigar o uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) no processo decisório eleitoral.Referências AGGIO, C. Campanhas online e twitter: a interação entre campanhas e eleitores nas eleições presidenciais brasileiras de 2010. Revista Famecos, Porto Alegre, v.23, n.1, 2016. ALDÉ, A.; MARQUES, Francisco Jamil (Org.). Internet e Poder Local. 1. ed. Salvador: EdUFBA, 2015. BALNAVES, M.; CAPUTI, P. Introduction to Quantitative Research Methods: an investigative aproach. Londres: Sage Publications, 2001. BARBER, B. How Democratic are the New Telecommunication Technologies? Revista dos Los Estudios de Derecho y Ciência Política de La UOC, n.3, 2006. BAUMGARTNER, J. C.; MORRIS, J. S. MyFaceTube Politics Social Networking Web Sites and Political Engagement of Young Adults. Social Science Computer Review. v.28 n.1, 2010. BENNETE, W. 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