Resumo

Objetivo:
O objetivo do estudo foi verificar o efeito da participação de um programa de atividade física sobre o tempo de reação (TR) de idosos após realização de tarefas motoras.

Métodos e Resultados:
A amostra constou de 07 idosos de ambos os sexos com média de idade de 68,14(±9,8) anos participantes do programa “Atividade Física e Saúde para Idosos” da Universidade Federal de Lavras. O TR foi avaliado no início (pré-teste) e final (pós-teste) de seis meses no programa. Foi realizada uma seqüência de três tarefas motoras: coordenação com latas; arremesso de dardos ao alvo e tarefa de tapping. Em seguida, o avaliado foi submetido ao TR, realizado por meio do software livre “Reaction Time v.1.0”, sendo analisado somente um estímulo: imagem Para o teste, o indivíduo sentou-se em frente a um computador, que apresentava dois estímulos visuais (vermelho e azul). Na mesma direção dos alvos haviam duas hastes conectadas às teclas “F” e “H”, correspondentes aos estímulos. Ao sinal do avaliador, um dos alvos era acionado (pela aparição de um círculo ao redor do alvo). A tecla seria acionada o mais rápido possível. O intervalo de tempo entre a aparição do estímulo e a ação do participante foi registrado. Para a análise foi utilizado o teste t de Student, considerando p<0,05. Foi observada redução do TR entre pré e pós-teste (Pré: 0,52±0,17 seg; Pós: 0,35±0,07; t=2,71; p=0,03).

Conclusão:
A participação regular em um programa de atividade física influencia diminuindo o TR de idosos após a realização de tarefas motoras.