Participación Y no Participación En Educación de Personas Adultas En España. Un Enfoque Comunicativo Y Crítico En Investigación

Por: CREA - Centre de Recerca En Educació de Persones Adultes de La Universitat de Barcelona.

Educação e Sociedade - v.19 - n.63 - 1998

Send to Kindle


Resumo

Resumo: A atual sociedade da informação vem produzindo um incremento das necessidades e demandas por formação. Na maioria dos casos, a oferta existente favorece as pessoas com maiores níveis de escolarização, excluindo os setores sociais com menores níveis de instrução escolar. Caso se baseasse em métodos estritamente quantitativos, a pesquisa sobre participação e não participação de pessoas adultas em cursos de formação poderia legitimar políticas culturais seletivas e contribuir para tal exclusão. A combinação de metodologias quantitativas e qualitativas permite caracterizar a relevância social do objeto de estudo e, simultaneamente, captar as reflexões, as motivações e as interpretações dos próprios atores, sejam eles participantes ou não participantes. Este estudo apresenta uma descrição da realidade na Catalunha e tem por objetivo proporcionar pautas para uma transformação que favoreça a participação de todos os grupos sociais Palavras-chave: Participação e não participação em educação de pessoas adultas; exclusão social e cultural na sociedade da informação; cultura dominante; enfoque comunicativo e crítico em pesquisa educacional

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.