Participando na Cidade: Um Estudo Etnográfico Sobre a Participação em Políticas Públicas de Esporte e Lazer no Parque Ararigbóia em Porto Alegre/rs.

Por: Leandro Forell.

181 páginas. 2014 00/00/0000

Send to Kindle


Resumo

O Presente estudo aborda os processo de implementação e de gestão de políticas públicas de esporte e lazer no Parque Ararigbóia em Porto Alegre-RS sob a perspectiva da participação da comunidade neste espaço. O objetivo do estudo é compreender como se dá e se mantém a participação da comunidade na gestão das políticas públicas de esporte e lazer desenvolvidas no Parque Ararigbóia em Porto Alegre-RS, um local considerado pelos gestores como 'exemplar' sob esse aspecto. Utilizou-se referencias teórico-metodológicos da antropologia política e da antropologia da religião. Além disso, foi realizada um trabalho etnográfico, cujo trabalho de campo teve a duração de aproximadamente dois anos (registros em diários de campo, análise de documentos e entrevistas semi-estruturadas). Os resultados do estudo foram organizados em dois grandes blocos. No primeiro procurou-se descrever os processos de participação vivenciados no parque, o que se dividiu em três momentos: o primeiro discute a constituição histórica do parque enquanto espaço que dialoga com as diferentes noções de participação e de democracia; no segundo discute-se a atual organização do espaço, estabelecida por grupos sociais caracterizados por diferentes capitais simbólicos, esses importantes para as correlações de poder; no terceiro discute-se a gestão do parque na relação entre associação e coordenação municipal, dialogando com noções como gestão gerencial e burocrática.

Endereço: http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/108525

Ver Arquivo (PDF)

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.