Passinho dos maloka nas aulas de Educação Física

Parte de Escrevivências da Educação Física Cultural - Vol. 1 . páginas 221 - 228

Resumo

O presente trabalho foi realizado durante todo o segundo semestre de 2019, junto às turmas do 6º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Terezinha Mota de Figueiredo, localizada na Zona de Sul de São Paulo, no bairro do Jardim São Bento Novo, região do Capão Redondo. Antes do começo das aulas, em uma reunião de planejamento, busquei alguns companheiros para obter informações sobre essas turmas. Considerando que seria meu primeiro contato com elas, precisava saber um pouco sobre o que estudaram nas aulas de Educação Física dos anos anteriores. Iniciado o ano letivo, conversei com os alunos e soube que a maior parte de suas experiências abarcavam os esportes coletivos e as brincadeiras, mesmo que tenham sido lembrados que as ginásticas, danças e lutas também podem ser abordadas. Após dialogar bastante, decidi tematizar a ginástica de academia. O tema gerou descontentamento nas turmas que diariamente reivindicavam aulas livres. Persistindo na proposta, convidei dois professores que atuam em academias do bairro para promover vivências da zumba. Observei, nessas ocasiões, que alguns estudantes realizavam passinhos de funk.