Patrocínio Esportivo no Brasil: Uma Análise Qualitativa da Produção Acadêmica Brasileira Sobre o Tema

Por: e Pedro Lucas Leite Parolini.

XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom

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Resumo

A realização no Brasil dos dois principais eventos do universo do esporte (Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos) está promovendo o aumento da importância econômica dos negócios relacionados ao esporte em nosso país. Empresas procuram cada vez mais os agentes do esporte – organizações, atletas e outros – para patrocinar suas atividades esportivas em prol de uma associação positiva entre esses agentes, seus produtos e marcas. Cresce a importância do patrocínio esportivo como ferramenta de marketing para empresas investidoras. O objetivo desse artigo é analisar a produção acadêmica brasileira sobre patrocínio esportivo. É nossa intenção demonstrar, de forma descritiva e qualitativa, que há um descompasso entre a importância econômica do mercado de patrocínio esportivo e sua respectiva análise pelos pesquisadores das instituições acadêmicas de pesquisa do Brasil. 

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