Patrocínio na Perspectiva do Organizador de Eventos Esportivos

Por: Alfredo Ribeiro Cárdenas, Jane Iara Pereira da Costa e Tiago Savi Mondo.

Revista Intercontinental de Gestão Desportiva - v.3 - n.2 - 2013

Send to Kindle


Resumo


O patrocínio esportivo tem sido cada vez mais utilizado por organizações diversas como ferramenta de marketing para atingir seus objetivos junto ao mercado. A literatura especializada costuma explorar, basicamente, o patrocínio sob a perspectiva do patrocinador. São raros os estudos que abordam a visão de quem é patrocinado. Neste sentido, este artigo tem como objetivo analisar, sob a perspectiva do organizador de eventos esportivos, o patrocínio e o processo em torno do patrocínio de eventos esportivos. O estudo de caso qualitativo é caracterizado como exploratório e descritivo e foi realizado através de entrevista em profundidade com um organizador de eventos esportivos de corrida de repercussão internacional. Os resultados demonstraram que o organizador de eventos esportivos entrevistado entende o patrocínio essencialmente como um apoio/suporte, na forma de recursos, para a realização de eventos. Identificou-se que o patrocínio é um processo cuidadosamente planejado, desde a escolha de potenciais patrocinadores até o encerramento do acordo. Conclui-se que os entendimentos apresentados pelo organizador de eventos entrevistado assemelham-se, de maneira geral, aos descritos na literatura sobre o tema e que o patrocínio é percebido com um componente fundamental para a realização de eventos esportivos.
 

Endereço: http://www.revista.universo.edu.br/index.php?journal=gestaoesportiva&page=article&op=view&path%5B%5D=923

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.