Resumo

Diante do paradigma em que precisamos cuidar do meio ambiente utilizando também da reciclagem, e a necessidade de ampliar a cultura corporal de movimento dos escolares, no presente estudo abordaremos o desenvolvimento de materiais alternativos para verificar a possibilidade da pratica esportiva do mini-tênis na escola. No estudo avaliamos o processo de aprendizagem de 20 alunos de uma escola, por meio de observação direta em uma escola pública do interior do estado de São Paulo, realizamos 12 aulas utilizando da sistematização da pedagogia de projetos. Na busca de analisar os dados obtidos durante a pesquisa, verificamos a possibilidade de jogar mini-tênis com materiais alternativos. Observamos que os alunos criaram seus materiais para a prática, trocaram bolas, ou seja, vivenciaram plenamente o jogo. Para conseguir jogar os alunos precisaram tomar decisões e resolver problemas. Essa experiência nos possibilita propor soluções para o ensino da modalidade utilizando materiais adaptados, ocasionando o prazer de jogar um esporte pouco presente no ambiente escolar. Desta forma, concluímos que é possível aos alunos conhecerem a modalidade e ao professor de Educação Física, aumentar suas alternativas de atividades na grade curricular. Promovendo a diversidade esportiva na escola, utilizando materiais recicláveis e de baixo custo, mudando o velho paradigma de que o tênis é um esporte de “elite”.

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