Resumo

Este relato de experiência descreve uma metodologia de ensino do esporte diferenciada, especificamente do futebol, ao relacionar os princípios da metodologia de esporte educacional às aulas de Educação Física escolar, com turmas do 5º ano do Ensino Fundamental, de uma escola estadual do município de São Paulo. O projeto foi desenvolvido em diferentes etapas: planejamento, organização e vivência de jogos de futebol. O relato descreve suas ações, resultados e reflexões da prática pedagógica que visa a potencialização de competências e habilidades de organização de um evento esportivo, com foco no desenvolvimento de atitudes de colaboração e boa convivência entre os alunos. Assim, foram promovidas ações pedagógicas dialógicas, democráticas, reflexivas e desafiadoras visando à formação crítica e transformadora e o protagonismo estudantil. Durante e após a realização do projeto, pode-se notar que é possível ensinar o conteúdo esporte de forma não tradicional, favorecendo a participação efetivas de todos, tornando a prática pedagógica mais significativa aos alunos e, efetivamente, formando alunos protagonistas e cidadãos mais conscientes e críticos.

Acessar