Pedagogia do Esporte: Contextos, Evolução e Perspectivas Para o Esporte Paralímpico na Formação de Jovens

Por: , Mariana Antonelli, e .

Corpoconsciência - v.19 - n.3 - 2015

Send to Kindle


Resumo

Considerando a Pedagogia do Esporte como a disciplina das Ciências do Esporte que investiga as etapas de organização, sistematização, aplicação e avaliação de procedimentos pedagógicos nos momentos da iniciação, especialização e treinamento esportivo, o texto considera a imprevisibilidade, a criatividade e a complexidade que permeiam o fenômeno do esporte paralímpico, sinalizando a intervenção pedagógica com jovens atletas a partir do movimento, das inteligências múltiplas, dos aspectos psicológicos, filosóficos e da aprendizagem social. Sendo assim, o estudo propõe evidenciar a preocupação com a formação integral o jovem atleta considerando os pilares que se constroem ao aproximar discussões da Pedagogia do Esporte e Esporte Paralímpico. Para isso, fez-se necessário assumir os significados presentes no processo formativo no tocante às particularidades dos indivíduos e do Esporte Paralímpico.

Endereço: http://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/4061

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.