Resumo

Resumo: O esporte é um fenômeno sociocultural em crescimento que apresenta múltiplos significados e possibilidades de prática. A Pedagogia do Esporte (PE) tem mostrado que é possível pensar o seu ensino priorizando as necessidades dos indivíduos e a formação integral, indo além da simples repetição de gestos técnicos, tratando sobre a reflexão, autonomia, entendimento das razões de fazer, tomada de decisão, socialização e defendendo um processo que seja organizado, sistematizado, aplicado e avaliado. O Futebol Americano (FA) é uma modalidade esportiva que tem estado em evidência em nosso país apresentando um grande número de equipes, atletas e diferentes campeonatos, porém, pouco se conhece no meio acadêmico sobre como tem sido conduzido o seu ensino nacionalmente. O objetivo geral do estudo foi investigar o processo de ensino, vivência, aprendizagem e treinamento do FA no estado de São Paulo a partir do conhecimento dos treinadores. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva na qual entrevistas semiestruturadas individuais foram conduzidas com 4 treinadores (adultos) do estado de São Paulo que atuam nas equipes que participaram da Superliga Nacional de Futebol Americano da Confederação Brasileira de Futebol Americano (CBFA) no ano de 2016. As entrevistas foram transcritas na íntegra e uma análise de conteúdo foi conduzida. As categorias de análise definidas foram: comissão técnica, aprendizagem dos treinadores, organização, sistematização, aplicação, avaliação, atletas iniciantes, dificuldades e sugestões. De maneira geral, revelou-se um processo organizado e sistematizado de treinamento em que os treinadores buscam adaptar a prática aos sujeitos, e o foco principal se dá nas questões estratégicas e técnicas para a aplicação adequada do playbook. Os treinadores se aproximaram da abordagem tradicional de ensino dos esportes, ensinando principalmente através de exercícios analíticos, situações de jogo, aplicação e ensaio de jogadas. Avalia-se no contexto para selecionar atletas titulares e checar a aprendizagem do playbook e das técnicas, nomeadamente através de análise de vídeos e observação dos treinos e jogos. Destaca-se também que os treinadores aprendem predominantemente através de situações de aprendizagem não-mediadas em contextos de aprendizagem informais. O FA se apresenta como um campo fértil para novas pesquisas; defendemos que as produções em PE podem contribuir para se pensar o processo de ensino, vivência, aprendizagem e treinamento de FA

Citação: TANCREDI, Daniel Augusto Pereira. Pedagogia do esporte: o conhecimento dos treinadores sobre o processo de ensino, vivência, aprendizagem e treinamento do futebol americano no Estado de São Paulo. 2019. 1 recurso online (208 p.). Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP.

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