Pedagogia do Esporte: Uma Proposta de Iniciação em Basquetebol a Partir de Conceitos do Jogo Pautados no Método da Federação Espanhola

Por: Benjamin Longarela Pérez, , Lucas Marques Maricone e Yura Yuka Sato dos Santos.

Corpoconsciência - v.20 - n.3 - 2016

Send to Kindle


Resumo

O processo de ensino-aprendizagem do basquetebol deve priorizar pela formação nos aspectos técnico-tático, socioeducativo e histórico-cultural do aprendiz. Um programa esportivo que não contemple essas premissas pode provocar a especialização precoce. O método da Federação Espanhola de Basquete (FEB) refuta a especialização precoce propondo o jogo de ataque por Conceitos. O objetivo desse estudo foi analisar o método da FEB de iniciação e formação no basquetebol. Foi realizada uma pesquisa documental no website do Clube do Treinador vinculado à FEB e foram selecionados os documentos escritos por treinadores ou alguma Federação de Províncias. A análise se deu através da Análise Temática. Foram identificados cinco Conceitos ofensivos centrais de jogo e dez sub-conceitos, que podem ser utilizados de acordo com as situações do jogo no ataque. O método FEB apresenta grande vantagem, uma vez que não se diferencia as funções por posições e os jovens jogadores desenvolvem autonomia no jogo.

Endereço: http://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/4489

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.