Editora IPA. None 2019. 96 páginas.

Sobre

A Pedagogia do Esporte é uma das áreas do conhecimento de grande valia dentro das Ciências do Esporte; é ela que tem a incumbência de investigar a prática educativa pelo esporte, tratar pedagogicamente os processos de iniciação e formação esportiva, além de desenvolver, a sistematização, avaliação e organização crítica do processo educativo pelo esporte.

A partir do conhecimento desses relevantes referenciais pedagógicos, o que poderia explicar ou justificar, em pleno o século XXI, a utilização de referenciais de esporte adulto ou de esporte de alto rendimento dentro dos espaços esportivos infantis? 

No cotidiano atual do futsal infantil é possível observar a crescente proliferação de escolas de futsal por todo o país, escolas estas que em muitos casos divergem, radicalmente, em seus princípios, condutas e metodologias, algumas delas voltadas, exclusivamente, para formação humana, e outras voltadas, exclusivamente, para a formação esportiva. Seria possível, mesmo numa escola de futsal voltada a disputas regulares de competições, a preocupação com a formação humana? E, inversamente, seria possível uma escola de futsal voltada à formação humana participar regularmente de competições federadas?

Norteada por esses temas e questionamentos, é que esta obra pretende abordar a questão da proposição de uma metodologia e de estratégias de ensino que visam não apenas qualificar o jogo de futsal de crianças dos 4 a 9 anos, mas também contribuir para a qualificação da formação humana através de práticas socioeducativas do futsal, qualificando o fazer pedagógico diário dos educadores esportivos, buscando ampliar a visão destes, em relação aos diferentes aspectos biopsicossociais que são impossíveis de serem desconsiderados por quem pretende ensinar bem o futsal às crianças

Acessar