Pedagogia do Esporte

Por: .

94 páginas. 1995

Send to Kindle


Resumo

Segundo Aurélio Buarque de Holanda Ferreira, COMPREENDER significa "...alcançar com a inteligência; atinar com ; perceber; entender..." Mais, ainda segundo ele, pode significar também "...perceber ou alcançar as intenções ou o sentido de..." Assim, com vistas à elaboração deste Estudo, passamos a considerar que, para compreender as dimensões do fenômeno esporte, teríamos que problematizar este tanto em direção ao entendimento de sua complexidade, quanto perceber o elevado risco envolvido nas etapas de transformações dos aspectos lúdicos do esporte até seu aproveitamento econômico. Assim, ao compreendermos o esporte, poderíamos alcançar as intenções ou o sentido das transformações ocorridas/impostas em seu percurso histórico, e dos meios (processos e técnicas) utilizados para efetivar estas transformações. A metodologia empregada teve como preocupações central discutir o esporte supondo que as origens de um fenômeno se explicam a partir de conceitos adequados a sua compreensão. Essa discussão possibilitou delimitar o problema investigado, tendo em conta as condições teóricas da produção científica e ainda as condições sociais relativas ao fenômeno estudado. O propósito desta construção foi o de elaborar conceitos adequados à inteligibilidade da Educação Física e, com tais conceitos produzir adequações entre o objeto desta investigação e a realidade da Educação Física no Brasil. Constatou-se o distanciamento de todos os ideais e valores afirmados pelo esporte e pelo olimpismo moderno no "esporte de nossos dias ", bem como a incorporação deste esporte como conteúdo central ( e por que não dizer, em muitos casos, único) de uma Educação Física escolar que, cada vez mais, se caracteriza como poderoso instrumento ideológico e de manipulação para a manutenção do status quo.

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=528&listaDetalhes%5B%5D=528&processar=Processar

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.