Pedagogia do Esporte e a Aplicação das Teorias Acerca dos Jogos Esportivos Coletivos em Escolas de Esportes: o Caso de Um Clube Privado de Campinas – Sp

Por: e .

Conexões - v.5 - n.2 - 2007

Send to Kindle


Resumo

O presente artigo apresenta uma proposta de iniciação esportiva aplicada em um clube privado na cidade de Campinas, cujo objetivo foi o de promover a iniciação com a diversificação de modalidades, tendo o foco nos Jogos Esportivos Coletivos (JEC), a partir das teorias propostas por autores europeus. A proposta foi aplicada no Tênis Clube de Campinas (TCC) entre junho de 2004 e julho de 2005 com crianças entre 4 e 12 anos, em 3 diferentes turmas, todas compostas por meninos e meninas. As práticas partiram da noção de características comuns aos JEC propostos pelo autor francês Claude Bayer (1994), assim como das idéias de princípios operacionais de defesa e ataque e de regras de ação, propostas pelo mesmo autor. Outros três pressupostos tidos como fundamentais na estruturação das práticas, foram a imprevisibilidade dos JEC e os estímulos à inteligência e a cooperação, traços considerados fundamentais aos jogadores de JEC pelo autor português Garganta (1995).

Endereço: http://fefnet178.fef.unicamp.br/ojs/index.php/fef/article/view/201

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.