Pedagogia do Esporte e o Atletismo: Considerações Acerca da Iniciação e da Especialização Esportiva Precoce

Por: Aida Christine Silva Lima do Nascimento.

2000 22/12/2000

Send to Kindle


Resumo

A idéia deste estudo de investigação científica surgiu em 1.995, quando realizei uma pesquisa inicial para a conclusão do curso de Pós-Graduação em nível Lato Sensu em Treinamento Desportivo, na FEFISA - Faculdade de Educação Física de Santo André. Verifica-se que a especialização precoce no esporte vem se tomando um problema mundial. É cada vez maior o número de crianças e jovens que se especializam na prática esportiva prematuramente. Observa-se que essa especialização vem estimulando, sobremaneira, a conquista de resultados, o que vem a ser preocupante e, de certa forma, contribui para que a criança e o jovem abandonem o esporte precocemente. Este estudo tem como objetivo identificar os problemas que OCOITem com a especialização precoce na modalidade Atletismo, buscando, assim, contribuir com uma permanente discussão sobre a Pedagogia Esportiva. O universo metodológico utilizado foi a revisão bibliográfica. Optou-se por realizar uma pesquisa com esportistas do sexo masculino, atuantes no Atletismo no. âmbito nacional. O procedimento utilizado para a coleta dos dados foi uma entrevista semi-estruturada com atletas de alto nível da categoria adulta, mais especificamente, praticantes da prova de velocidade (velocistas) e de longa distância (fundistas). O ambiente da pesquisa foi o Troféu Brasil- Edição 1.999, onde os sujeitos entrevistados foram 1°, 2° e 3° colocados de cada prova. Após a investigação, todos os dados foram analisados pela autora e vieram a fortalecer as discussões sobre a pedagogia esportiva com aplicabilidade no Atletismo 

Endereço: http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=vtls000215737&opt=1

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.