Pedagogia do Esporte : Um Estudo Sobre as Interrelações Entre a Iniciação Esportiva e o Esporte Profissional: o Caso do Basquetebol Feminino do Estado de São Paulo na Visão do Tecnico

Por: Ylane Pinheiro Gonçalves da Silva.

2009 19/02/2009

Send to Kindle


Resumo

Partindo da concepção de Esporte como um fenômeno de múltiplos significados e manifestações, esse estudo tem o intuito de contribuir para a compreensão do fenômeno, mais especificamente na modalidade basquetebol feminino, tendo como foco a iniciação esportiva e o esporte profissional e as relações de interdependência que podem se estabelecer entre ambos. Para tanto, a presente dissertação foi organizada em 2 momentos principais: 1) Elaboração de um referencial teórico que pudesse contribuir para a compreensão do fenômeno estudado. 2) Realização de uma pesquisa de campo, através de entrevista semi-estruturada com técnicos da modalidade, selecionados a partir dos critérios de inclusão dos sujeitos da pesquisa. As entrevistas mostraram que, na visão dos técnicos, atletas profissionais podem exercer influência positiva sobre aprendizes da modalidade estudada, inclusive incentivando-as ao ingresso na prática esportiva. Diante disso, a procura pela iniciação em basquetebol feminino foi relevante em municípios que sediam equipes profissionais no período estudado. 

Endereço: http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=000442954&opt=1

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.