Pedagogia do Treinamento: Metodo, Procedimentos Pedagogicos e as Multiplas Competencias do Tecnico nos Jogos Desportivos Coletivos

Por: .

2005 25/02/2005

Send to Kindle


Resumo

Os jogos desportivos coletivos, como parte de modalidades integrantes do fenômeno complexo Esporte, têm se manifestado significativamente no cenário esportivo nacional e sua expressividade tem se confirmado com a participação significativa das Seleções Nacionais em eventos internacionais, com destaque para diversas conquistas de posições expressivas em Jogos Panamericanos, Campeonatos do Mundo e Jogos Olímpicos. Técnicos brasileiros de modalidades coletivas têm seus nomes ligados às conquistas das seleções nacionais e tomados como responsáveis diretos pelo sucesso das equipes. Este estudo, realizado com o método de análise de conteúdo através de entrevista semiestruturada, contou com a participação de oito técnicos esportivos reconhecidos no contexto esportivo nacional e internacional, e teve como objetivos indicar fundamentos para a composição de um corpo teórico que abrigue a Pedagogia do Treinamento integrada à Pedagogia do Esporte e conhecer o conjunto de competências dos técnicos esportivos de seleções nacionais, de modalidades coletivas, com resultados relevantes em âmbito internacional. A proposição da pesquisa foi a de verificar os conjuntos de estratégias e procedimentos que estão além da aplicação de métodos de treinamento, compondo um contexto de ações na condução do processo de treinamento esportivo voltado para o esporte profissional. O corpo teórico, composto em dois capítulos para realizar as análises inferenciais das entrevistas dos sujeitos, abrigou no primeiro capítulo o entendimento dos jogos coletivos, na ótica da descrição de sua estrutura por autores da área, da sua compreensão na perspectiva sistêmica, dos princípios organizacionais e de treinamento. No segundo capítulo, compôs-se pela integração dos conceitos Esporte, Pedagogia e Treinamento, com a finalidade de dar base para o entendimento de estratégias e procedimentos pedagógicos do técnico esportivo. O desenvolvimento do processo de treinamento das modalidades pertencentes aos jogos desportivos coletivos exige o constante relacionamento do treinador com as informações nos mais diversos níveis, e com os conhecimentos desenvolvidos nas ciências do esporte. Concluiu-se que o ambiente do treinamento esportivo é um campo de práticas onde a educação se faz presente, podendo-se justificar a partir daí, uma pedagogia do treinamento e que a ação pedagógica do técnico esportivo transcende o método na medida em que supre as necessidades de procedimentos elaborados na flexibilidade de suas atitudes, e no entendimento de que as suas intervenções também se dirigem a níveis que um programa de treinamento não prevê, pelo padrão de imprevisibilidade dos jogos desportivos coletivos e da compreensão da multidimensionalidade do atleta. 

Endereço: http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=vtls000347950&opt=1

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.