Pedagogias do Corpo na Educação da Dança de Matriz Africana em Salvador, Ba, Brasil: Perspectivas e Tensões do Projeto Emancipatório

Por: Claudia Del Pilar Echeverry Zambrano.

212 páginas. 2013 00/00/0000

Send to Kindle


Resumo

Esta tese, resultado de uma pesquisa de caráter etnográfico e bibliográfico, analisa as pedagogias usadas na educação do corpo, dentro da proposta das danças de matriz africana, que são praticadas em ambientes escolares em Salvador, Bahia, Brasil. O estudo faz uma ênfase na descrição das perspectivas e desafios que esta educação enfrenta na atualidade como projeto corporal emancipador e reestruturador das representações sobre o corpo negro, historicamente configuradas no marco moderno-colonial das pedagogias convencionais. Neste sentido, a pesquisa formulou a pergunta: os projetos de dança associados à educação de matriz africana estão conseguindo ter um efeito significativo nas mudanças do sistema educativo tradicionalista e colonial que redunde no processo de superação das representações convencionais e excludentes sobre o corpo negro na escola? No campo teórico a tese dialoga com autores e linhas de pesquisa dos estudos contemporâneos sobre o corpo desde uma perspectiva multirreferencial em que predominam os aportes da teoria da complexidade e da mediação, e os aportes dos estudos culturais. Como resultado, a tese apresenta descrições sobre os novos atores sociais, corporalidades e formas diversas de vivenciar a negritude e a identidade afro na escola, que desafiam com outras agendas e situações o projeto educativo da matriz africana, formulado nos últimos trinta anos. Também, descreve uma multireferrencialidade pedagógica dentro do processo de ensino-aprendizagem da dança que retoma elementos afro brasileiros e coloniais, e mostra as diversas escalas nos efeitos libertadores que esta educação tem alcançado até o momento Como resultado prático, a tese apresenta uma proposta criativa de dança-educação para uma pedagogia intercultural do corpo, baseada no percurso existencial e de pesquisa da autora, que fusiona aspectos da cultura corporal de matriz africana com aspectos de sua matriz corporal andina.

Endereço: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/12980

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.