Pedagogizando o Conteúdo Lutas Através da Mídia-educação

Por: Nathalia Dória Oliveira.

XXI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VIII CONICE - CONBRACE

Send to Kindle


Resumo

Este trabalho teve o objetivo desenvolver e elaborar uma proposta de ensino para as lutas em Educação Física através da metodologia mídia-educação. Visando compreender o processo, elaboramos uma proposta com base na metodologia mídia-educação (Tufte e Cristensen, 2009) e no livro de Santos (2012) sobre os jogos de oposição. Assim, apesar da normatização do ensino das lutas, pouco se observa esse conteúdo na escola. Dentre as razões Santos (2012, p. 27) destaca: a falta de formação continuada, desconhecendo, portanto, as atividades e os benefícios cognitivos, psicológicos, sociais e culturais; o medo da pseudoagressividade, relacionada com o imaginário popular; a ausência dos conteúdos específicos nos cursos de Educação Física nas Universidades; e a crença que o ensino só pode ser feito mediante os materiais específicos ou quando o professor possui a graduação de uma determinada luta.

Endereço: http://congressos.cbce.org.br/index.php/conbrace2019/8conice

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.