Pena de Ouro: Escrevendo Processos de Educar e Educar–se na Roda de Capoeira

Por: .

97 páginas. 2018 26/02/2016

Send to Kindle


Resumo

O objetivo central desta pesquisa foi identificar, descrever e compreender os processos educativos desencadeados na relação Mestre e Aprendiz no contexto das aulas de Capoeira da Associação Cultural e Desportiva Pena de Ouro, ministradas pelo Mestre Izael Teixeira. O interesse em pesquisar processos educativos decorrentes da prática social Capoeira deve-se à busca pela valorização dos conhecimentos produzidos por povos do Sul, no caso, conhecimentos produzidos pelo povo negro que foi escravizado, colocado às margens devido ao processo de colonização dos países do sul geográfico. No contexto desta pesquisa, a Capoeira é entendida enquanto manifestação de matriz africana gestada na esfera da cultura popular. A metodologia utilizada no estudo foi qualitativa de inspiração na fenomenologia, tendo como procedimento de coleta de dados registros sistemáticos de observações em diários de campo. Na construção dos resultados, com base na leitura atenta dos diários de campo, emergiram as seguintes categorias: A) Pedagógica de Mestre Izael B) Valorização do Mestre Izael pela Comunidade e C) Enquanto Descanso, Carrego Pedra – Resistência e Ancestralidade. Consideramos que as lições do Mestre Izael vão além do objeto de ensino, a Capoeira, possibilitando a formação para a vida. Processos educativos relacionados com a resistência e a ancestralidade foram observados, o que colaboram para a compreensão sobre a cosmovisão africana que se faz presente no modo de vida da população afro-brasileira. Esses processos educativos têm a função de promover a formação para a vida na sociedade, fortalecer nos afrodescendentes suas raízes e identidades africanas

Endereço: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9359

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.