Pensamento Pedagógico Renovador da Educação Física no Discurso dos Professores da Educação Básica

Por: Alvaro Rego Millen Neto, , e Ulysses Vitorino dos Santos.

Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte - v.10 - n.2 - 2011

Send to Kindle


Resumo

O artigo tem como objetivo verificar a apropriação que professores de Educação Física têm do chamado Pensamento Pedagógico Renovador da Educação Física. Para tal, realizou-se uma pesquisa descritiva de natureza qualitativa. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com sete professores lotados em escolas estaduais do município de Barra Mansa (RJ). A análise temática dos relatos, comparada com dados de outros estudos, permite-nos as seguintes considerações: os professores não apresentaram em seus discursos elementos que pudessem demonstrar apropriações dos referenciais renovadores; o conteúdo central de suas aulas é o esporte, seguindo os códigos do modelo do alto rendimento; comparados com pesquisas semelhantes de períodos anteriores, os dados não apontaram para uma apropriação mais expressiva dos ideais pedagógicos renovadores.

Endereço: http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/remef/article/view/2491

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.